O que é o Projeto de Transição? Descubra como o Objetivo Sorocaba facilita a adaptação dos seus alunos

7 minutos para ler

Tudo muda o tempo todo. 

Nós, adultos, sabemos muito bem disso, não é mesmo? 

E ainda assim sofremos com algumas mudanças. 

Agora, imagine uma criança com 6 ou 7 anos de idade, que está apegada à rotina cheia de brincadeiras educativas e, de um ano para o outro, triplica o número de matérias, passa a frequentar laboratórios e ainda começa a ter provas?

Pensando nisso, o Objetivo Sorocaba criou o Projeto de Transição, para aproximar os alunos do 1º ano à rotina do 2º ano, e também para apresentar as mudanças que virão no Ensino Fundamental Anos Finais aos estudantes que estão no 5º ano.

Quer conhecer como funciona na prática o Projeto de Transição, quais atividades são realizadas e os seus objetivos?

Então, siga acompanhando o artigo.

Qual objetivo do Projeto de Transição?

O avanço nas etapas escolares sempre gera expectativas e angústias. 

Mesmo ficando na mesma escola e mantendo muitos colegas, os estudantes sabem que terão de lidar com novas rotinas, demandas e responsabilidades.

Do 1º para o 2º, são inseridas as “temidas” provas, as aulas passam a ser mais dinâmicas, surgem matérias que não tinham antes, como História, Geografia, Matemática, Língua Portuguesa e Ciências, e também atividades que não existiam até então na vida deles. O Letramento Digital, o Espaço Maker e PDPS são algumas delas.

Do 5º para o 6º ano, quando começam os Anos Finais do Ensino Fundamental, a transição é um salto ainda maior. 

As atividades mais lúdicas dão lugar a conteúdos, trabalhos e provas mais complexos. 

Novas disciplinas são inseridas na grade, novas salas de aula e, claro, uma rotina de estudos mais intensa.

Para que todas essas mudanças não assustem os alunos, o Projeto de Transição é realizado com atividades de adaptação, apresentando e aproximando a rotina que vem pela frente. 

“Este projeto tem como importância  aproximar os alunos do 1º ano a rotina do 2º ano, 5º a rotina do 6º ano, para que o aluno encare essa mudança com naturalidade e segurança”, explica Fabíola Germano Vallerini, Coordenadora Pedagógica Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais.

Dessa forma, a escola consegue promover avanços na aprendizagem e no desenvolvimento pessoal de cada estudante.

Projeto de Transição Objetivo Sorocaba 1

Como ocorre o Projeto de Transição

São muitas as atividades que compõem o projeto Transição, e elas podem variar de ano para ano, conforme as necessidades e o perfil de cada turma. 

Para entender melhor, listamos algumas das propostas já realizadas no âmbito do projeto:

Para os alunos do 1º ano:

  • Show de artes circenses

Os alunos do 2º ano apresentaram um show de artes circenses para os alunos do 1º ano. Após as apresentações, eles puderam brincar e vivenciar algumas atividades do circo como equilibrista e malabarista. O principal objetivo, aqui, foi aproximar os estudantes e fomentar as relações interpessoais.

  • Caça ao tesouro da história “Eram dez os sacizinhos”

Juntos (1º e 2º ano) precisavam encontrar as peças que estavam escondidas pelo colégio e ao final encontram um baú (com chocolate). 

Ao final da brincadeira fomos até a biblioteca para que os alunos do 2º ano contassem um pouco da rotina deles e os alunos do 1º ano aproveitaram para fazer perguntas também. 

  • Aula no Little Maker

Os alunos tinham que construir uma parte da casa deles que mais gostassem. Depois apresentassem ao grupo. Com isso, o objetivo era envolver os alunos no processo criativo, de descobertas e do próprio protagonismo.

  • Pesquisa e apresentação sobre folclore

Os alunos do 1º ano fizeram pesquisas a respeito do folclore e convidaram o 2º ano para assistir às apresentações. 

  • Jogos de matemática

Os jogos estão dentro da apostila do 2º ano. Os alunos mais velhos escolhiam seus parceiros do 1º ano para explicar as regras e jogarem juntos, dando o pontapé nas atividades que os mais novos terão pela frente.

  • Letramento digital

Na aula de letramento digital, os alunos do 2º pesquisaram conteúdos que os do 1º ano conseguissem responder dentre os que estavam aprendendo. Em seguida, escolheram o tipo de jogo digital que iriam elaborar, um quebra-cabeça, o que é, o que é?, entre outros.

Por fim, convidaram os alunos do 1º ano para colocar o protagonismo em prática, dando as orientações e participando.

  • Vídeos de apresentação

Os alunos veteranos gravam vídeos para os colegas do 1º ano contando quais atividades eles vão ter no 2º ano. 

Como são os próprios estudantes falando, gera uma vontade nos mais novos e tira um pouco o medo do que terão pela frente.

Veja alguns dos depoimentos de nossos alunos no vídeo abaixo:

Para os alunos do 5º ano

  • Atividades de transição com professores do Ensino Fundamental Anos Finais

Os alunos do 5º ano são apresentados aos professores que terão no próximo ano e já realizam algumas atividades mais avançadas, para irem se ambientando.

Por exemplo, em 2021, tiveram aula com o professor Vinícius, realizando alguns experimentos de Física; aula de Ciências com a professora Mariangela, e uma visita virtual ao museu e Minecraft com o professor Hércules. 

  • Tour por novos espaços

O Objetivo Sorocaba aproveita alguns momentos no 5º ano para já apresentar aos alunos o espaço onde estudarão nos anos seguintes, mostrando onde ficam as salas de aula, cantinas, banheiros, laboratórios e outros lugares que eles venham a estar com mais frequência a partir do 6º ano. 

Quais as vantagens do Projeto de Transição?

Sem dúvida, a principal vantagem do projeto é que os alunos chegam no próximo ano mais seguros e tranquilos, pois já conhecem os professores, a sala de aula, os materiais e como as atividades serão realizadas.

A ideia vem dando tão certo que muitas vezes os estudantes lembram dos momentos de transição dizendo: “Profe, eu lembro que você foi com a sua turma antiga brincar com a gente”, conta a professora Fabíola.

Ou seja, é um momento marcante e importante na vida escolar dos pequenos.

“Essa aproximação é fundamental não somente da professora com os alunos  e sim a troca entre as turmas. Os alunos contam o que acontece em cada aula, como é cada professor, como funciona a rotina”, explica Fabíola.

Mas não são só os alunos que se beneficiam do Projeto de Transição. Todos os grupos envolvidos também. Veja os benefícios:

  • Para os alunos: podem fazer uma transição suave e tranquila em relação a espaços, professores, matérias, responsabilidades e métodos de avaliação. 
  • Para os professores: podem se aproximar dos novos alunos e conhecer suas demandas, podendo, assim, adequar as propostas de ensino ao perfil de cada turma. 
  • Para os pais: compreendem de forma mais tranquila as mudanças que os filhos estão passando, não apenas em termos de aprendizado, mas nas questões afetivas e sociais também. 
  • Para a equipe diretiva: podem conhecer melhor as demandas dos estudantes e definir ações que favoreçam o aprendizado e o bem-estar dos alunos.

Uma mudança saudável e tranquila para todos

A gente sabe que todas as fases da vida são importantes, mas a fase escolar é uma das principais, afinal, é ali que estão sendo criadas as bases para tudo que vem depois.

É por isso que o Objetivo Sorocaba se preocupa não só com a qualidade do ensino, mas também com a transição das etapas.

Envolvendo os alunos, os professores, a direção, colaboradores e os pais, de forma a dar todo o suporte para que não haja sustos, traumas ou perda de aprendizagem.

Posts relacionados

Deixe um comentário