O Novo Ensino Médio tem pautado jornais, rádios e discussões dentro e fora da sala de aula, mas você já entendeu como esse modelo vai funcionar na prática?
Sabe aqueles detalhes do dia a dia dos alunos? Como essa sistemática vai ser adotada e quais serão as principais mudanças atribuídas na estrutura do currículo?
Basicamente o Novo Ensino Médio é um modelo composto por dois blocos:
- Formação Geral Básica (parte comum para todos os alunos);
- Itinerários Formativos (parte diversificada);
Para nós do Objetivo Sorocaba, unidade Centro, esse modelo de ensino médio foi implantado no início de 2021 e, segundo a legislação, até 2024, deverá estar implementado em todas as turmas de ensino médio do país.
Na Unidade Centro, esses itinerários são formados através das chamadas Trilhas de Humanidades e Tecnologia.
Elas possuem o objetivo, juntamente com o Projeto de Vida, de oferecer uma formação que atenda o desenvolvimento de competências exigidas na sociedade contemporânea e que darão aos alunos a oportunidade de serem protagonistas do próprio aprendizado.
Quer saber mais? Leia este artigo até o final e saiba tudo sobre o Novo Ensino Médio do Objetivo Sorocaba, Unidade Centro, e como ele pode ser um diferencial para a formação do seu filho.
O que você vai ver nesse artigo:
Entendendo o novo Ensino Médio
A discussão sobre a necessidade de reformular o Ensino Médio brasileiro não é nova.
Última edição da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) mostrou que garantir que os jovens permaneçam na escola nos anos finais é o principal desafio para que o Brasil consiga universalizar o acesso à educação básica.
A versão mais recente do levantamento indica que, no terceiro trimestre de 2021, 4,4% dos jovens na faixa etária dos 15 aos 17 anos estavam fora da escola, o equivalente a 407,4 mil pessoas.
É diante deste preocupante contexto que surge a proposta de tirar de cena um modelo único e carregado de disciplinas obrigatórias para implementar um formato de ensino mais flexível, baseado em um projeto de vida e tendo os itinerários formativos como fator de valorização da aprendizagem.
Outra mudança significativa que ocorreu é o aumento da carga horária de estudos, que passou de 2400 horas para 3 mil horas. Com isso, a divisão do currículo do nosso estudante ficou assim:
- 1800 horas para as disciplinas obrigatórias da Base Nacional Comum Curricular (BNCC);
- 1200 horas para os itinerários formativos.
E como tudo isso está funcionando no Colégio Objetivo Sorocaba, unidade Centro?
Conforme o coordenador Fábio Luis Vieira, o Novo Ensino Médio na instituição é formado pela formação geral (conteúdo comum já citado neste artigo) e pelos itinerários – o grande diferencial do colégio.
Através de pesquisas, formações e reuniões com equipe pedagógica, a estrutura dos itinerários é formada pelas Trilhas de Tecnologia e Humanidades, além do Projeto de Vida.
“O grande diferencial é que a partir dessas trilhas o estudante pode entender suas preferências e com isso aprofundar seus conhecimentos em determinada área, visando escolher seu futuro de acordo com seus interesses e suas habilidades”, comenta Fábio.
Mas quais temas, afinal, farão parte desses itinerários?

O coordenador Fábio acrescenta que as trilhas foram construídas analisando o contexto atual da sociedade, bem como as habilidades necessárias para o profissional do futuro
“Construímos uma abordagem pedagógica próxima da cultura juvenil e alicerçada ao mundo contemporâneo do trabalho. Além disso, em nossas atividades pedagógicas oferecemos um olhar humano e personalizado para cada aluno”.
Os temas trabalhados em cada série do Ensino Médio alteram-se. Confira:
1ª Série
Trilha Tecnologia
Baseada em conceitos das ciências da natureza e matemática, esta trilha apresenta os seguinte temas:
- Tecnologias Digitais, como hackeando problemas e programação criativa;
- Money.com (educação financeira);
- Viagens Intergalácticas, química forense, energia sustentável e ciência na prática.
Trilha Humanidades
Baseada em conceitos das linguagens e ciências humanas, esta trilha apresenta os seguintes temas:
- Relações diplomáticas, efeito subliminar e Wakanda Forever (racismo estrutural);
- Laboratório de humanidades e educação digital.
Projeto de vida
O projeto de vida é trabalhado na 1ª série para proporcionar o desenvolvimento de competências como o autoconhecimento, a inteligência emocional, a resiliência, a empatia, a inteligência múltipla e a neurociência.
2ª série
Trilha Tecnologia
Baseada em conceitos das ciências da natureza e matemática, esta trilha apresenta os seguintes temas:
- Aprofundamento em química;
- Aprofundamento em física;
- Aprofundamento em biologia;
- Física aplicada e biotecnologia;
- Laboratório de Ciências da Natureza: experimentos de biologia e química.
Trilha Humanidades
Baseada em conceitos das linguagens e ciências humanas, esta trilha apresenta os seguintes temas:
- Aprofundamento em história;
- Aprofundamento em geografia;
- Práticas de Linguagem: diversidade da linguagem humana;
- Relações diplomáticas, empreendedorismo social e laboratório de humanidades.
Projeto de Vida
Na 2ª série do Ensino Médio, o Projeto de Vida é trabalhado de forma a orientar os alunos na escolha da carreira, visando esta escolha tão importante de forma mais assertiva.
3ª série
Por ser um período decisivo em que muitos dos alunos estão focados no vestibular, a última série do Ensino Médio vem acompanhada de muita preparação e orientação.
Para orientar nossos alunos, visando a melhora na performance acadêmica, bem como uma melhor organização nos estudos, o Colégio Objetivo Sorocaba, Unidade Centro, oferece a orientação de estudo. Nesta atividade, o orientador (tutor) atende o estudante de forma personalizada, auxiliando-o na construção e execução de suas metas e objetivos.
Uma ação importante que ocorre na 3ª série é a realização de simulados baseados nos maiores vestibulares do país, como ENEM, Fuvest, Unicamp e Unesp.
E para se preparar mais e melhor, os alunos do nosso colégio contam com as aulas do Objetivo UP, em que o corpo docente trabalha aulas específicas visando a resolução de questões com o perfil dos principais vestibulares.
Temos também a Oficina do conhecimento, momento em que importantes debates envolvendo os grandes temas da sociologia, filosofia e antropologia acontecem, sempre com o objetivo da construção de um texto mais próximo do tema proposto.
Eletivas: qual a diferença para os itinerários?
As eletivas são cursos extracurriculares que ocorrem no período da tarde, e apresentam o objetivo de proporcionar ao estudante uma introdução em determinada área de seu interesse.
Enquanto que as trilhas são trabalhadas no período da manhã, na forma de projetos e oficinas, buscando relacionar as diversas áreas do conhecimento em torno de um tema.
Empreendedorismo, Marketing Internacional, Artes Brasileiras, Geopolítica, Fotografia, Aprendendo a Debater, Computação Gráfica, Teatro e Games são apenas uma amostra das possibilidades oferecidas.
Mas como essas disciplinas são aplicadas? E qual a metodologia empregada?
Segundo o coordenador Fábio, os docentes escolhem um case dentro do curso e incentivam que os alunos se aprofundem nele. É a partir desse mergulho, em cima de exemplos concretos da vida real, que os alunos ficam livres para pensar, criar e agir.
“É criatividade e o protagonismo na mais pura essência. Um momento em que eles podem entender mais dessas áreas estudando situações na prática”, finaliza Fabio.
E tem mais.
Os alunos que participam ativamente dessas eletivas recebem um certificado ao final do curso.
Um universo de possibilidades
Como deu para perceber, o Novo Ensino Médio chega para trazer mais possibilidades aos alunos e inseri-los no contexto atual da sociedade, sempre com foco em temas de relevância.
O Objetivo Sorocaba é parceiro dessa caminhada e foca em oferecer vivências e aprendizagens com o objetivo de diversificar e enriquecer a formação dos estudantes.
Quer entender ainda mais como funciona o novo Ensino Médio? Agende um horário e venha conversar com a gente.
Teremos o maior prazer em mostrar a estrutura da escola e trazer mais detalhes sobre a nossa metodologia.