Música, Artes Visuais e Literatura: quando as linguagens se integram.
De acordo com o texto da Base Nacional Comum Curricular, o ensino de Arte nos primeiros anos do ensino Fundamental deve se estruturar centrado nos interesses das crianças e nas culturas infantis.
Deve também: “Assegurar aos alunos a possibilidade de se expressar criativamente em seu fazer investigativo, por meio da ludicidade, propiciando uma experiência de continuidade em relação à Educação Infantil”.
A disciplina de Arte é dividida em cinco unidades temáticas (Artes Visuais, Dança, Teatro, Música e Artes Integradas) divididas em objetos de conhecimento e suas respectivas habilidades.
Essa atividade foi desenvolvida em conjunto com as professoras generalistas dos 3º anos e nela mergulhamos a fundo na história de Felpo Filva, um coelho poeta, rabugento e pessimista, mas, que ao receber cartas de uma leitora especial, Charlô, começa a enxergar as coisas por um ângulo diferente, mais aberto aos detalhes que fazem a vida mais interessante.
Nosso objetivo era explorar ao máximo as potencialidades do livro “Felpo Filva” escrito por Eva Furnari.
Para tanto buscamos aprender um pouco sobre o universo das ilustrações e materializar a imaginação construída pela leitura.
Em um primeiro momento aprendemos o que é e para o que serve uma ilustração, criamos algumas para treinar, ficaram lindas.
Depois da leitura do livro os pequenos ilustradores escolheram trechos que mais lhe chamaram a atenção e fizeram suas ilustrações “oficiais”, que ficaram ainda mais lindas.
A música entra em cena quando descobrimos que Felpo e Charlô além de gostarem de escrever, também eram músicos e que compuseram uma bela canção em parceria.
Na vida real, a música foi composta para o livro por Paulo Gama, que é filho da autora Eva Furnari.
O livro Felpo Filva, ganhou o Prêmio Jabuti em 2007.
Com o acompanhamento do professor cantamos e discutimos sobre sua sonoridade e sentido da letra. Enfim, esse tipo de projeto, que agrega mais de uma linguagem, traz uma grande vantagem:
A de conseguirmos apresentar aos alunos diferentes caminhos para que consigam, cada qual com suas especificidades, gostos e habilidades, concretizar o conhecimento e absorver todos os elementos importantes do objeto de estudo.