8 universidades americanas que devem estar na sua College List

8 minutos para ler

Para muitos estudantes brasileiros, estudar fora do país é mais que um sonho, é um objetivo de vida

E, em muitos casos, esse é um marco também de realização para nós, pais.

Afinal, é uma oportunidade incrível para fazer uma graduação de qualidade e, ao mesmo tempo, aumentar a proficiência em outro idioma.

E quando o assunto é estudar fora, é quase impossível não falar sobre as universidades norte-americanas. 

Muitas das principais instituições de ensino do mundo estão localizadas na terra do Tio Sam, sendo que algumas são reconhecidas em todo o mundo, como Harvard, MIT e Stanford.

As três citadas encabeçam a lista das principais universidades do mundo, mas as opções oferecidas nos Estados Unidos não param por aí. 

Existem diversas instituições com altíssima qualidade de ensino e infraestrutura ideal para os alunos que chegam de outros países. 

Que tal saber quais são as melhores universidades americanas e descobrir um pouco mais sobre cada uma delas? Acompanhe o nosso artigo e fique por dentro!  

Confira nossa college list com algumas das melhores universidades americanas

É claro que aqui figuram as mais conhecidas, porém, trazemos também outros nomes um pouco menos conhecidos no Brasil, mas que são instituições com altos níveis de excelência educacional. 

Atenção: Nossa intenção não é criar um ranking, mas sim uma lista com opções para você e sua família conhecerem. 

1. Princeton University (New Jersey)

princeton university

Já pensou em estudar na mesma universidade onde estudou Michelle Obama e Albert Einstein lecionou?

Princeton faz parte da Ivy League(que reúne 8 das mais prestigiadas universidades americanas) e é reconhecida por ser um centro acadêmico de muita excelência há séculos! 

Das salas de aula desta universidade já saíram 2 presidentes norte-americanos e 44 governadores!

A Universidade foi fundada em em 1746, conta com mais de 180 prédios, uma biblioteca com mais de 13 milhões de itens (entre livros, manuscritos, documentos históricos etc) e atende quase 8 mil alunos! 

2. Universidade de Yale (Connecticut) 

universidade de yale

Yale também faz parte da Ivy League e sempre aparece nas listas com as melhores universidades americanas. 

Fundada em 1701, a Universidade é um importantíssimo centro de estudos mundial que atrai alunos de todos os países.

Yale foi a primeira universidade dos EUA a formar doutores, ainda no século 19, e durante todo esse tempo concentrou uma lista gigantesca de grandes alunos, como por exemplo:

  • Bill e Hillary Clinton;
  • Samuel Morse (inventor do telégrafo e do código Morse);
  • e a atriz Meryl Streep, uma das maiores vencedoras do Oscar. 

Atualmente a Universidade de Yale tem mais de 12 mil alunos, sendo 18% deles estrangeiros. 

Estima-se que existam alunos de mais de 100 países diferentes cursando os programas educacionais de Yale.  

3. Universidade de Duke (Carolina do Norte)

universidade de duke

Duke é uma universidade que consegue conciliar excelência acadêmica e esportiva em altos patamares. 

No ambiente esportivo, Duke é famosa pelos grandes times de basquete (que é, inclusive, treinado pelo mesmo treinador da seleção dos EUA) e de suas salas de aula saíram importantes profissionais, como Tim Cook (atual CEO da Apple).

Fundada em 1838, é considerada uma das mais elitizadas dos Estados Unidos, porém, a qualidade do ensino faz jus à fama, já que a Universidade de Duke é considerada a melhor da costa sudeste dos Estados Unidos.

4. Universidade de Harvard (Massachusetts)

Universidade de Harvard

Esta é, talvez, a mais famosa dentre as universidades americanas, e toda essa fama também não é à toa. 

Harvard é um dos principais centros de excelência em diversas áreas, que vão desde as Artes Cênicas, passando por Direito, Medicina e Engenharia. 

A lista de alunos célebres de Harvard é bem grande e diversificada, reunindo grandes nomes, como:

  • John Kennedy (ex-presidente dos EUA);
  • Franklin D. Roosevelt (ex-presidente dos EUA);
  • Emma Watson (a eterna Hermione da saga Harry Potter);
  • Bill Gates (fundador da Microsoft);
  • e Mark Zuckerberg (fundador do Facebook, mas que abandonou os estudos antes da formatura). 

Localizada nas imediações da cidade de Boston, Harvard foi fundada em 1636 e abriga quase 7 mil estudantes de graduação, que se dividem entre as 13 escolas e institutos tecnológicos. 

banner checklist blog

Harvard se destaca também por ser a instituição de ensino com a maior coleção de livros antigos nos EUA. 

5. Massachusetts Institute of Technology – MIT (Massachusetts)

Massachusetts Institute of Technology

Praticamente uma vizinha de Harvard, o MIT também é muito renomado, especialmente pela qualidade de seus centros de pesquisa e inovação. 

O MIT se orgulha de ter mais de 90 alunos condecorados com Prêmios Nobel ao longo dos 156 anos de atividade.

O MIT é uma Universidade com foco intenso na pesquisa científica e tecnológica e possui programas de ensino em áreas como Psicologia, Biologia, Ciências da Computação, Engenharia e Tecnologia da Informação. 

Uma curiosidade importante sobre o MIT é que, em seus primeiros anos, ela era vista como uma universidade com formação técnica, por isso, não atraia tantas mentes importantes como Harvard, Yale e Princeton. 

Mas, ao longo dos anos, essa realidade foi mudando e o MIT foi se tornando uma das mais importantes instituições de ensino do mundo. 

Dentre a lista de famosos alunos estão nomes como:

  • Buzz Aldrin (astronauta e segundo homem a pisar na lua);
  • Kofi Annan (ex-Secretário Geral da ONU);
  • e Benjamin Netanyahu (Primeiro Ministro de Israel).

6. Universidade de Stanford (Califórnia) 

Universidade de Stanford

Localizada próxima à cidade de São Francisco, a Universidade de Stanford é considerada a mais importante instituição de ensino superior do estado da Califórnia (mas não é a única, existem outras bem importantes como UCLA e a CalTech).

A universidade de Stanford oferece diversos programas de estudos em praticamente todas as áreas de conhecimento. 

Mas, mesmo com essa diversidade, o grande destaque de Stanford são os programas ligados à tecnologia e desenvolvimento computacional.

Isso acontece porque a Universidade tem uma relação próxima com as maiores empresas de tecnologia que estão instaladas no Vale do Silício

Dentre os alunos de destaque estão nomes como Jerry Young (fundador do Yahoo) e Phil Knight (presidente e fundador da Nike). 

7. Universidade de Chicago (Illinois)

universidade de chicago

A University of Chicago oferece uma rica experiência acadêmica para alunos do mundo todo. 

São mais de 6,2 mil estudantes de graduação de diversos países, que buscam, principalmente, as escolas de Negócios, Direito e Medicina.

Aqui surgiu a famosa escola de Chicago, uma corrente de pensamento econômico neo-liberal que ganhou fama no mundo todo, especialmente seu, digamos, fundador Milton Friedman.

Friedman influenciou a visão sobre política econômica em todo mundo, inclusive aqui no Brasil durante os governos FHC e atualmente, já que o Ministro da Economia, Paulo Guedes, também foi aluno de Friedman na escola de economia.

Dentre os nomes notórios da Universidade de Chicago estão o político norte-americano Bernie Sanders, o escritor Kurt Vonnegut e Satya Nadella, atual CEO da Microsoft.

8. Universidade de Columbia (Nova York)

universidade columbia

Localizada na cidade que nunca dorme, a Columbia University é composta por três faculdades: o Columbia College, a The Fu Foundation (focada em engenharia e ciências aplicadas) e a escola de estudos Gerais. 

Fundada em 1754, a universidade também faz parte da Ivy League e tem como um dos destaques de sua comunidade alumni o ex-presidente dos EUA Barack Obama.

Columbia também é a universidade responsável por gerenciar e conceder o prêmio Pulitzer de Jornalismo, um dos maiores prêmios dessa categoria profissional.

Leia também: Como Fazer uma Faculdade no Exterior? Guia Para Pais e Filhos

Planejamento e dedicação 

Agora que você já conhece um pouco mais sobre algumas das melhores universidades americanas, é hora de começar um planejamento. 

Para entrar em qualquer uma dessas instituições não basta ter recursos para pagar as mensalidades (que são bem altas). 

É preciso estudar muito, desenvolver projetos extra-curriculares, participar de ações voluntárias e/ou ser um craque dos esportes.

O ingresso nas universidades americanas é um pouco diferente dos processos que ocorrem por aqui. 

Lá não existe um vestibular, mas sim uma avaliação pessoal que leva em consideração suas notas no ensino médio e fundamental e também outras atividades.

É preciso fazer uma boa preparação, sendo fundamental ter realizado os estudos em uma escola completa, com um ensino médio de qualidade.

Gostou do nosso artigo e quer viver o sonho de estudar nas melhores universidades americanas? Deixe abaixo o seu comentário!

Posts relacionados

Deixe um comentário