Letramento digital na escola: O que é, Importância e Como pode ser aplicado

6 minutos para ler

O mundo mudou e educar os jovens para que compreendam as informações na internet e as utilizem de forma crítica é um processo indispensável à educação de qualquer pessoa hoje.

Esse é o resumo do letramento digital na escola, um processo que busca desenvolver as competências necessárias para que os alunos sejam criativos também no mundo digital, contribuindo assim para a produção responsável de conteúdos.

Mas como esse conjunto de estratégias pode ser aplicado na prática? 

Qual a importância de desenvolver essa habilidade e por que os educadores voltam os olhares para essa temática?

Neste artigo, veja o que é o letramento digital e como ele se tornou uma competência essencial para a formação das crianças na era da transformação digital. 

O que é o letramento digital na escola

Um caminho sem volta que muda a perspectiva da educação. O letramento digital é considerado o conjunto de competências que permite o indivíduo compreender e utilizar de forma crítica a informação gerada na internet. 

Conforme o professor de Linguística na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Antonio Carlos dos Santos Xavier, esse processo nada mais é do que “mudar o modo de ler e escrever para abranger não somente palavras, mas códigos e até imagens na internet”. 

Em resumo, é a capacidade de leitura e escrita adaptada ao mundo moderno que pode até mesmo envolver processos mais profundos como pensamento computacional para solucionar problemas reais

Importante lembrar que o letrado digital não é aquele que apenas lê e escreve usando ferramentas digitais, mas que sabe usar essa competência de forma estratégica, especialmente para criar algum tipo de impacto positivo.

Não deixe de ler? Crianças e tecnologia: 6 benefícios e 4 cuidados que os pais devem ter 

6 motivos que mostram por que o letramento digital é fundamental

1) Seleção de informações

Em tempos em que fenômenos como as fake news causam impactos negativos na sociedade, nunca foi tão importante a disseminação de conhecimentos como o letramento digital. 

Isso porque o letrado digital sabe fazer pesquisas na internet e entende onde buscar as melhores fontes de informação

Esse indivíduo, portanto, saberá checar alguma notícia duvidosa ou exagerada e terá discernimento para não espalhá-la antes de garantir sua veracidade. 

2) Resolução de problemas 

Uma das habilidades exigidas pelo profissional do futuro, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), é a resolução de problemas complexos

O letramento digital, nesse contexto, ajuda a preparar o jovem a desenvolver o raciocínio e encontrar possíveis soluções para questões que exigem lógica e pensamento crítico. 

No universo do letramento digital, ele poderá desenvolver essa habilidade através de exercícios como programação ou outras atividades que exijam um senso mais aprofundado de causa e consequência. 

3) Melhora da comunicação

A comunicação também é uma habilidade que pode ser ampliada com o letramento digital. 

Por ser multidisciplinar, esse processo abre portas para interações mais amplas e incentiva a colaboração entre as pessoas por conta do foco em projetos e trabalho em equipe. 

Essa descoberta de novas áreas também favorece o repertório que poderá impactar positivamente na carreira. 

4) Melhora da atenção e foco

As atividades propostas para desenvolver o letramento digital tem potencial de melhorar a atenção e o foco.  

Isso acontece porque os exercícios utilizam meios com os quais os pequenos estão acostumados. 

caminhos educacionaisPowered by Rock Convert

Um exemplo é ensinar concordância verbal através de trechos retirados de games ou de chats como whatsapp.

Outras matérias também podem ser ensinadas utilizando aplicativos e desafios online. 

Trata-se de uma atividade que vence a barreira do desinteresse, foca nas aulas e ainda pode deixá-los em estado de flow, momento em que a pessoa está tão focada em determinada atividade que não vê o tempo passar. 

5) Motivação e autonomia

Ao ensinar as crianças com ferramentas alternativas, elas descobrem que existem outros caminhos para conhecer os mais diferentes campos de saber. 

Automaticamente ganham mais autonomia, afinal são incentivadas a buscar informações de uma forma que faça sentido para o seu raciocínio e modo de pensar. 

Como é possível trabalhar o letramento digital na sala de aula?

Com o aumento do acesso ao mundo digital, a visão de que o professor é exclusivamente o detentor da informação precisa imediatamente ser desconstruída. 

Além de enfrentar certa resistência dos alunos, afinal eles sabem que existem outras fontes de informação para buscar conhecimento, essa metodologia acaba por se tornar limitada.

Especialistas afirmam que é preciso acabar com a dicotomia entre o digital e o escolar, afinal são termos que se complementam e que, se utilizados em harmonia, trazem mais benefícios ao aluno. 

Abaixo, veja algumas dicas de como trabalhar o letramento digital na escola: 

1) Mais tecnologia em sala de aula 

Foi-se o tempo em que as aulas deveriam ser ministradas do modo tradicional com o professor em frente ao quadro e os alunos enfileirados atrás das classes. 

Os recursos tecnológicos vieram para mudar esse perfil e tornar as aulas mais interessantes. 

Por isso, vídeos, filmes, slides e até aplicativos, se utilizados com o intuito de aprender, configuram ótimas ferramentas para trabalhar o letramento digital na escola.

2) Robótica e trabalho em equipe

A robótica e as linguagens de programação são ferramentas que contribuem diretamente para o ensino do letramento digital. 

Trata-se de um campo que amplia o conhecimento científico e tecnológico, estimula a criação, a experimentação, e até mesmo o trabalho em equipe. 

O mais interessante é que nesse ramo educacional, os estudantes são expostos a problemas do cotidiano e incentivados a criar soluções inovadoras e multidisciplinares através da tecnologia. 

3) Educação multidisciplinar

E já que falamos em multidisciplinaridade, o ensino que utiliza de forma simultânea ciência, tecnologia, engenharia, matemática, entre outras áreas do conhecimento proporciona um aprendizado mais descomplicado. 

A integração de disciplina também coloca os alunos em um movimento de adaptação e de desestigmatização de assuntos e universos tidos como “chatos” ou “difíceis”. 

Letramento digital e habilidades comportamentais 

O letramento digital na escola não ajuda apenas a preparar os jovens para o futuro que já é digital. Ele trabalha habilidades comportamentais exigidas pelo profissional do futuro, como a capacidade de adaptação, criatividade e liderança. 

Por isso é tão importante não só que os pais atentem para essa questão em casa, mas procurem matricular seus filhos em instituições que estejam atentas a esse novo momento da educação.

Veja também: Como escolher a melhor escola para o seu filho? (13 passos)

Gostou desse conteúdo? Acesse o blog.objetivosorocaba.com.br e veja mais artigos. 

Posts relacionados

Deixe um comentário