Gestor de tráfego pago: O que faz e como o seu filho pode se tornar um?

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Facebook Ads, Google Ads, Google Tag Manager e Analytics são algumas das expressões e ferramentas que um Gestor de Tráfego está pra lá de familiarizado.

Parece grego para você?

Pois então, eles realmente dominam um assunto complexo e vital para o crescimento de qualquer empresa no meio digital.

Quer ficar por dentro dessa nova e promissora profissão?

Acompanhe esse artigo e descubra todas as informações sobre o que faz e como se tornar um gestor de tráfego.

O que faz um gestor de tráfego digital?

Na prática, o gestor de tráfego gerencia os investimentos das empresas, que patrocinam anúncios nas redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter) ou em grandes sites de busca e de oferta de conteúdo (Google e Youtube).

Para os menos familiarizados com o termo, tráfego digital é o fluxo de visitantes que chegam aos canais digitais de uma marca – redes sociais, website, canal do Youtube ou loja virtual, por exemplo.

O próximo passo é fazer com que, por meio de anúncios pagos e estrategicamente posicionados nas páginas virtuais, as pessoas visitem um site, baixem aplicativos ou comprem algum produto.

Em geral, o intuito das empresas é o mesmo: lucrar ou promover o conteúdo ou o serviço que oferecem.

E o papel do gestor de tráfego é essencial para alcançar esse objetivo de maneira mais rápida e eficaz.

Isso também significa que esse tipo de profissional será cada vez mais requisitado, na medida em que, em um mundo essencialmente digital, as empresas sempre buscam cada vez mais digitalizar o fornecimento de serviços ou venda de produtos. 

Normalmente, a empresa disponibiliza ao gestor uma verba mensal, que deve ser revertida em anúncios. 

Cabe ao gestor de tráfego digital gerenciar esses anúncios e, por meio da análise de relatórios, avaliar se a campanha paga está dando resultados positivos ao cliente. 

Portanto, não basta apenas patrocinar as campanhas.

É preciso um olhar crítico para ver quais estratégias estão dando certo, quais devem ser aperfeiçoadas e quais merecem ser abandonadas de vez.

Quanto ganha um gestor de tráfego pago?

Um mesmo profissional pode trabalhar para uma empresa grande, por exemplo, ou gerenciar várias contas ao mesmo tempo. 

Sendo assim, é difícil estabelecer uma média salarial precisa. 

De acordo com o Glassdoor, a média encontrada entre as vagas ofertadas na internet fica na média de R$ 2 mil mensais.

Porém, o valor varia de acordo com a performance do gestor de tráfego digital e o modelo de trabalho, podendo chegar a salários de até R$ 20 mil mensais.

Como você pode perceber, as possibilidades de um bom salário para profissionais dedicados à profissão são bem altas.

Como se tornar um gestor de tráfego? Qual é a formação exigida?

Como citamos anteriormente, estamos falando de uma profissão relativamente recente. 

É improvável que você encontre, nas universidades tradicionais, uma graduação específica em gestão de tráfego digital. 

Mas não pense que isso baixa o nível de exigência de estudos da profissão.

Assim como qualquer profissional de sucesso, é preciso dedicar tempo contínuo para estudar e se atualizar diante das atualizações das ferramentas.

Essa soma de muito estudo com a prática é o que faz você ganhar experiência.

Quanto mais experiência, maior a chance de o profissional conseguir conquistar bons clientes.

Mas por onde começar a procurar conhecimento sobre a área?

Um curso de marketing digital, por exemplo, pode levá-lo a adquirir o conhecimento básico necessário para se aprofundar na área. 

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Há também cursos gratuitos online que podem ajudá-lo a se aperfeiçoar. 

Uma breve e descompromissada pesquisa nos vídeos sobre o assunto no Youtube já mostra que o conhecimento compartilhado pela comunidade é gigantesco.

Para quem está interessado nessa área de atuação e não sabe por onde começar, damos duas dicas: o Facebook Blueprint e o Google Academy

São dois portais que oferecem conteúdo gratuito sobre os gerenciadores de anúncios mais utilizados da internet, Facebook e Google.

Quais são as áreas de atuação?

O mercado de atuação de um gestor de tráfego digital é praticamente qualquer negócio que pretenda atingir um público por meio da internet, seja para vender serviços ou produtos ou para vender a si mesmo como personalidade digital (ou, como se chamam hoje, influenciadores digitais). 

Nos dias de hoje, o tráfego digital é um dos pilares da estrutura de um negócio. 

E isso vale para qualquer empresa que pretenda vender algum produto ou serviço por meios digitais.  

O gestor de tráfego digital pode atuar para um site de vendas de roupas, por exemplo. 

O objetivo será fazer com que as pessoas, ao navegar por outros sites, encontrem os anúncios pagos e, por meio deles, cheguem ao site da empresa. 

Leia também: Como Orientar o Seu Filho Na Escolha da Profissão: 7 Dicas Para Influenciar Positivamente e Não Forçar a Barra

3 habilidades geralmente requeridas em um gestor de tráfego digital

1. Gostar de métricas

É preciso ter uma noção de métricas e mensuração de resultados.

Como já explicamos, de nada adianta monitorar as campanhas e os anúncios sem saber interpretar o que eles significam e qual a melhor maneira de revertê-los em resultados positivos para a empresa. 

 2. Segunda língua

A fluência em inglês também vai ajudar muito, visto que muitos dos termos com os quais o profissional vai se deparar são estrangeiros.

É um diferencial, e algo que você pode ir aprendendo com o tempo. 

Mas, para começar, é importante se familiarizar com os termos que serão encontrados com frequência.

Vale destacar que se, por acaso, você trabalhar para uma empresa espanhola ou alemã, talvez seja necessário ter algumas noções básicas dessas línguas.

Inglês é a língua universal e mais recorrente, então, costuma ser essencial para um gestor de tráfego.

3. Comunicação

Não pense que você vai ficar escondido atrás de uma tela de computador.

O gestor de tráfego digital precisa se comunicar, e se comunicar bem. 

Afinal, terá de explicar aos clientes como está sendo a resposta aos anúncios, e fazer com que eles entendam a estratégia que está sendo seguida. 

Habilidades de convencimento e persuasão são um adicional bem interessante.

Uma profissão com demanda em ascensão

Não há discussão quando o assunto é a demanda por profissionais que entendem de mídias pagas na web.

Com a pandemia, esse processo se acelerou ainda mais e o gestor de tráfego se tornou ainda mais requisitado.

Como você pode perceber nesse artigo, há boas chances de ganhar reconhecimento profissional e uma boa remuneração na área de gestão de tráfego digital.

E sobre a formação, saiba que se especializar na gestão de tráfego é sinônimo, sim, de muito estudo e muita prática.

Apesar de não exigir uma graduação específica para atuar na área, o nível técnico exigido para atuar em alta performance, para empresas de grande porte, é altíssimo.

Ficou animado com a carreira de gestor de tráfego?

Veja também sobre a carreira de Cientista de Dados, outra profissão super promissora para a nova geração.

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