Fotógrafo em busca da Aurora Boreal: Conheça a incrível história do ex-aluno do Objetivo, Filippo Dias

4 minutos para ler

Filippo Dias tem 19 anos e uma bagagem de vida de tirar o fôlego. 

Apaixonado por fotografia desde que era aluno do Colégio Objetivo, o jovem hoje nada mais é do que um fotógrafo especialista em Aurora Boreal.

Ambientado na Finlândia há 3 anos, país que escolheu para fazer um intercâmbio e sair da sua zona de conforto, Filippo une a arte da fotografia à aventura de se arriscar em uma temperatura de -30°Cº e esperar o fenômeno acontecer diante dos seus olhos.

Fotografar a Aurora não apenas me proporciona viver experiências incríveis na natureza, mas também me ensina muito sobre física, fotografia, respeito à natureza e paciência”, reflete. 

aurora-boreal

Aluno do Colégio Objetivo do Ensino Infantil até o segundo ano do Ensino Médio, Filippo começou a arriscar os primeiros cliques ainda quando era criança. Foi durante alguns projetos em sala de aula, porém, que a certeza veio:

A fotografia não seria apenas um hobby. Seria um projeto de vida.

Eu tinha 12 anos quando comecei a me destacar com as fotos e foi logo nesse período que os professores começaram a me convidar para fazer projetos fotográficos e exposições. Também tive a oportunidade de criar um grupo de fotografia na escola e, posteriormente, ser jurado em um concurso de fotografia dos alunos do Objetivo”, lembra.

Por que a Finlândia?

Não há nada mais inspirador para um fotógrafo do que exercitar novos olhares. 

E foi exatamente essa a busca de Filippo na Finlândia. 

Considerado o país mais feliz do mundo, o território norte europeu também apresenta clima e culturas com características muito distintas das que encontramos no Brasil. 

Escolhi vir para a Finlândia, pois queria ter um intercâmbio bem diferente. Algo que me tirasse completamente da minha “bolha” e que não fosse um local comumente escolhido. A ideia era ter experiência bem “raiz”, explica. 

A busca pelo desconhecido, portanto, foi uma injeção de gás para que o garoto, então com 16 anos, colocasse na bagagem a câmera, um bocado de coragem e desse o start para a experiência mais impactante de sua vida até então. 

Os resultados?

Novas amizades, uma visão mais ampla sobre o mundo e projetos profissionais para incluir no portfólio com muito orgulho. 

Firmei parceria com uma revista local sobre turismo e fizemos 40 transmissões ao vivo da Aurora Boreal pelo canal All About Lapland. Também faço alguns ensaios e participo da gravação de vídeos institucionais e documentários.”  

E não para por aí. Filippo pretende prolongar sua jornada na Finlândia e deve começar, em breve, o curso de International Business na Faculdade de Ciência Aplicadas da Lapônia. 

“Estou animado, pois acredito que poderei desenvolver mais trabalhos junto a eles, assim como a criação de um mini documentário, que já produzi há algum tempo.”

Leia Também: Como Fazer Faculdade no Exterior? Guia Para Pais e Filhos

fotógrafo-de-aurora-boreal

Entendendo a Aurora Boreal

A Aurora Boreal é um fenômeno físico-químico causado pelo choque de elétrons provenientes dos ventos solares com elementos da atmosfera terrestre em grande velocidade. 

É por isso que tal fenômeno depende de inúmeros fatores para ser visto, como a atividade solar, o campo magnético, os átomos de gases na atmosfera e, claro, as condições climáticas.

“Isso faz com que nenhuma noite seja igual a outra e, para mim, é o mais legal e o motivo  que me faz querer fotografar e ver todas as que eu puder”, reforça. 

A mais de 10 mil quilômetros da terra natal, Filippo contempla essa natureza mística e colorida e envia um recadinho para quem o incentivou quando tudo começou. 

“O Colégio Objetivo sempre me apoiou. Lembro de professores que usavam as minhas fotos em apresentações, outros que gostavam de fotografia e compartilhavam comigo novos conhecimentos. Levo tudo isso com muito carinho”, finaliza. 

aurora-borel-filippo-dias-1

Quer saber mais?

Gostou do trabalho do Felippo e quer acompanhar a sua jornada atrás das Auroras Boreais? Siga ele no Instagram

A experiência do jovem diante da aurora e até os detalhes da saga para chegar até o fenômeno são alguns dos conteúdos compartilhados por ele página.

Abaixo, segue uma galeria de fotos que demonstram um pouquinho de todo o talento do Filippo para a fotografia:

Posts relacionados

Deixe um comentário