De ex-aluno a professor do Colégio Objetivo: conheça a inspiradora história do jovem Vinicius Oliveira

4 minutos para ler

O que era para ser apenas um projeto do terceiro ano se transformou em profissão. 

Foi durante as atividades do Aulão, uma iniciativa que colocou os alunos do Colégio Objetivo em contato com escolas públicas, que Vinicius Oliveira, 22 anos, começou a tomar gosto pela sala de aula. 

Natural de Sorocaba, Vinicius se mudou com a família para São Paulo quando ainda era criança. 

Em 2015, porém, retornou para a cidade natal e cursou o segundo e o terceiro ano do ensino médio no Objetivo, anos que podem ser decisivos para a escolha profissional de qualquer adolescente. 

Na época, ele ainda não tinha muita clareza sobre qual curso prestaria vestibular e acabou sendo influenciado pela experiência do quadro, da sala de aula e do interesse dos alunos por temas diversos. 

Foi nesse projeto que eu senti o que é passar o conhecimento para outras pessoas. Sem dúvida foi algo muito decisivo para a minha carreira, uma experiência que levo com muito carinho”, lembra. 

A caminhada do ensino

Concluído o ensino médio, Vinicius Oliveira, então com 17 anos, não teve dúvidas: decidiu cursar Licenciatura em Física no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). 

Paralelo a isso, também estreitou sua ligação com o Colégio Objetivo e foi admitido como estagiário da instituição, em 2017.

Vinicius era o “profe” plantonista, aquele a que os alunos recorriam quando as lições de física e matemática ficavam confusas. 

blog banner desafio

Essa experiência, claro, rendeu frutos e, depois de muita dedicação e facilidade para ensinar disciplinas tão complexas, o jovem foi efetivado como professor da instituição, notícia que agradou a toda a comunidade escolar.  

O Colégio Objetivo teve um papel fundamental no meu desenvolvimento pessoal e profissional. Diariamente e incessantemente eu aprendo coisas não só em sala de aula, mas também com os professores, que antes me incentivaram a lecionar e agora são meus colegas de trabalho”, reflete. 

Missão Conhecimento

Um dos grandes feitos de Vinícius enquanto professor do Colégio Objetivo é a Missão Conhecimento. 

Trata-se de um dos projetos mais dinâmicos da instituição, em que o objetivo é não só preparar os alunos para a entrada em uma boa universidade, mas estimular o aprendizado e desenvolver o raciocínio lógico e emocional. 

“Eu herdei esse projeto de um professor que não trabalha mais com a gente e recebi a missão de dar sequência a esse trabalho tão pertinente. O foco é mostrar para os alunos o que é a ciência e como ela está presente no dia a dia. É entender o conhecimento verdadeiramente como uma missão que só vem a somar para as nossas vidas.”

A iniciativa desafia as turmas por meio de Olimpíadas Científicas, onde os alunos participam por meio de provas das mais diversas áreas, como matemática, física, geografia, química, ciências, biologia e astronomia. 

Como resultado do bom desempenho, o participante ganha medalhas que melhoram o seu currículo e que podem colaborar para sua entrada em uma boa universidade.

Estar em sala de aula é uma constante reconstrução. Eu me sinto desafiado a repensar a minha prática diariamente para atingir os diferentes perfis das turmas. Como fazer para encantar aquele aluno que não gosta de ciências? Esse é o desafio. Se o professor não se reinventar e repensar suas práticas, ele não cresce”, finaliza o mais jovem professor do colégio. 

Veja por onde andam mais ex-alunos do Colégio Obejtivo
Fotógrafo em Busca da Aurora Boreal: Conheça a Incrível História do Ex-Aluno, Filippo Dias
Como o Colégio Objetivo influenciou a jovem líder, Lara Martinez

Posts relacionados

Deixe um comentário